DEUS

Aos seis anos de idade fui obrigado a fazer aulas de catecismo católico. Em uma dessas aulas o padre afirmou que Deus era “todo poderoso”. Imediatamente indaguei se ele poderia criar algo tão pesado que ele mesmo não pudesse carregar.

De pronto, sem pensar, o padre respondeu que sim, ao que eu retruquei: – É elementar, se ele não pode carregar não é todo poderoso.

Creio que esta tenha sido a primeira semente da nossa Igreja Holística Sagração da Natureza.

, , , , , ,

Temos tanto livre arbítrio quanto um peixe de aquário, podemos fazer todas as escolhas que nosso mundo sub lunar nos permite. Sim, como para o peixe, nossas escolhas não estão livres de consequências. Podemos até optar por pular para fora do aquário ou, no nosso caso, mundo sub lunar, isto é, embarcar em uma nave espacial que em circunstâncias favoráveis nos levará além da atmosfera terrestre e, possivelmente, nos trará de volta. Entretanto, se nos lançarmos nessa aventura sem um bom planejamento estaremos fadados ao fracasso. Regra de física: “Para que qualquer fenômeno se realize na natureza será necessária uma certa quantidade de energia”. Ressalte-se o vocábulo “certa”. Não é qualquer quantidade de energia que será capaz de realizar um fenômeno, mas uma certa e adequada quantidade, nem mais nem menos. Acrescente-se aqui uma regra básica de administração, PLANEJAMENTO, e teremos a fórmula para conseguirmos chegar onde quisermos. Energia certa e planejamento certo.

O relatório “O Futuro Climático da Amazônia”, apresentado por Antônio Nobre no último dia 30 em São Paulo é conduzido no âmbito da Articulação Regional Amazônica (ARA), com apoio do projeto “Rios Voadores”, do Instituto Socioambiental (ISA) e do WWF-Brasil (estes últimos, membros do OC), este estudo sistematiza e organiza informações e conhecimento de diferentes áreas para elaborar um panorama geral de como a Amazônia impacta na configuração climática da porção do continente sul-americano a leste da Cordilheira dos Andes e de como o desmatamento da Amazônia ameaça não apenas quem vive na região hoje coberta pela floresta, mas também quem vive além dela.

fonte: Observatório do Clima

CAPA FUTURO CLIMATICO

, , , ,

1271713757132_133

O mito do herói talvez seja o mais antigo da humanidade. Embora esteja sempre representado por um personagem principal, como no Prometeu da mitologia grega, não diz respeito a este ou a aquele individuo, mas sim à humanidade. Evoluímos de bactérias às cavernas e hoje vivemos a era da tecnologia. Percorremos um grande caminho ou fizemos uma grande viagem até chegarmos onde estamos.

Somos seres aquáticos, nosso organismo é composto por cerca de 80% de água, portanto, dependemos do equilíbrio do planeta água.

Se fizermos um corte epistemológico cósmico, poderemos afirmar que o nosso meio ambiente imediato é o sistema solar. O mesmo Sol que alimenta todos os seres da terra é, por um princípio de termodinâmica, também o responsável pela desertificação.

O Sol é o gerador do fogo do espírito, sem sol não há vida, com excesso de sol vem morte. Tudo depende de um delicado equilíbrio.

Os recursos da terra são limitados. Quando somos tantos a usar a água doce dos rios que alimentam o Mar Morto, a ponto de impedir que ela chegue até ele, começamos a secar esse mar. Ao derrubarmos florestas para instalar agricultura e pecuária, extinguimos milhões de espécies vegetais e animais para aumentar a humanidade, que é monocultura dos maiores predadores que a natureza já produziu.

A nova mitologia pode ser econômica ao tempo em que é ecológica, já que ambas as palavras tem aproximadamente o mesmo sentido etimológico. Controle da natalidade é algo que ocorrerá por iniciativa própria ou espontaneamente, através de guerras e epidemias.

Teremos de novamente dar um salto quântico, construir a ponte entre a antiga mitologia religiosa – que foi usurpada pelo poder político a ponto de perder seu sentido original e conduzir ao stress do planeta em que vivemos – até a nova mitologia, a Mitologia Ecológica, que poderá preservar a nossa espécie. É inevitável, ou preservamos o meio ambiente ecológico ou nos extinguiremos em curto prazo histórico.

1271713757132_133

, , , , , , ,