Existe um rito de passagem Maya chamado Kas Limaal.  Foi explicado para nós pelo escritor Martin Prechtel (1) como sendo a mudança da consciência infantil do ser humano, que se acredita especial e superior aos outros seres da natureza, para o conhecimento profundo de que todo animal, planta, pessoa, vento, estação, água, lua, sol… está ligado a tudo o que existe. É a iniciação necessária ao jovem maya para que possa entrar na dimensão dos adultos. Esse mito representa a maior mudança de consciência de um ser humano durante sua vida.

      O Calendário Maya, assim como nossos calendários atuais, não representa o ponto final da vida sobre a terra, apenas uma grande mudança de fase que afetará toda a humanidade.   Significa o momento de passagem de um grande ciclo para outro. Nossa espécie será desafiada a assumir a responsabilidade pelos próprios atos, compreendendo profundamente a lei natural de causa e efeito.

       É tempo de nos prepararmos  para o evento cósmico de 2012.   O observador cuidadoso poderá identificar no passado da humanidade os desvios que nos afastaram da natureza e da consciência holística.  Agora podemos trabalhar nosso amadurecimento mental,  emocional e espiritual através da religação à Natureza Sagrada de todo o Universo.

                               ——————————————————-

      (1) Martin Prechtel nasceu em uma reserva indígena do Novo México.  Filho de mãe nativa canadense e pai paleontólogo suíço, viajou para a Guatemala em 1970 e se fixou em uma pequena vila, perto do lago Atitlan, habitada pelo povo Tzutijil, uma das numerosas sub-culturas Maya. Casou-se com uma nativa, teve dois filhos e foi instruído por eles, sendo admitido no Scat Mulaj (corpo político da vila) e alcançando a posição de Nabey Mam (1º chefe). Entre outros deveres tinha a responsabilidade de iniciar os jovens do vilarejo para que pudessem  ser admitidos no mundo adulto. Por ocasião da guerra civil foi obrigado a fugir com sua família e voltar aos Estados Unidos. Hoje mora no Novo México e viaja pelo mundo participando de conferências sobre educação e liderando Workshops em que trabalha a reconexão do ser humano à natureza na vida diária e a busca de um propósito maior no mundo moderno.